Coluna Náutica com Capitão MOY Guilherme Sucena : COLREGS

0
894

 

Guilhermeff

Guilherme Sucena é formado em Administração de Empresa com pós graduação em Gestão Hospitalar, em Gestão Empresarial e com MBA em Finanças pela FGV – Fundação Getúlio Vargas. Participou ativamente da gestão do Rio Grande Yacht Club – RGYC.  Foi Comodoro, Presidente do Conselho Deliberativo, vice-comodoro de finanças, diretor de regatas e hoje é conselheiro nato do clube de vela. Atualmente é sócio proprietário da Loja Equinautic em Itajaí. Loja com 30 anos no mercado náutico nacional. É capitão MOY – Master of Yachts – pela IYT International Yacht Training de Fort Lauderdale USA. Também é Instrutor pela mesma instituição.




 

COLREGS

Amigos precisamos tratar agora das regras que regulamentam a segurança entre as embarcações. São estas que vão definir, como as regras de transito, quem tem direito a passagem sobre quem, qual a velocidade definida para o local, regras de ultrapassagem, responsabilidade entre as embarcações etc. Trataremos aqui das principais, mas, no total, são 38 regras divididas em 5 partes.


Parte 1 – regras gerais

VIGILANCIA CONSTANTE – Lookout – todo o comandante deve, sempre, estar atento a todas as circunstancias ao seu redor. Com esta ação simples tu podes prevenir acidentes que podem colocar a embarcação e as pessoas a bordo em risco.

VELOCIDADE SEGURA – Mantenha sempre a velocidade recomendada. Leve sempre em consideração

  • Visibilidade
  • Densidade do tráfego na área
  • Manobrabilidade da embarcação
  • Quantidade de luzes que podem atrapalhar a visualização das luzes de canal
  • Condições do tempo
    1. Vento
    2. Correntes
    3. Proximidade de situações de perigo

RISCO DE COLISÃO – Não raro vemos “batidas” entre barcos e navios em pleno mar. Para evitar isto existe também uma regra. Se tu vens navegando e enxergas outro barco vindo em tua direção deves imediatamente marcar na bússola o rumo de aproximação e o tempo. Controle a cada 5 minutos, por exemplo, se o rumo continua o mesmo e se a embarcação está se aproximando. Isto indica que os dois barcos estão em rumo de colisão. Não espere que o outro barco tome a decisão de mudar de rumo. Existem regras também para isto e vamos falar mais a frente, mas tenha sempre em mente que devemos evitar o choque. Mude seu rumo, altere sua velocidade, mantenha-se seguro.

Slide1

 

PROA A PROA – Quando duas embarcações estão navegando diretamente uma contra a outra, ou seja, proa com proa, ambos devem guinara para BE. Devem dar seu BB para a outra embarcação. Funciona como os carros. Sempre deixamos o lado esquerdo para o outro veículo.

 

Slide2

CRUZAMENTO – Regra importante e que vai ditar que tem direito de passagem quando as embarcações estão em risco de colisão. Sempre que tu enxergares uma embarcação vindo pelo teu BE tu deves dar a passagem, deves desviar e deixar que a outra embarcação continue seu rumo.

Slide3

 

Voltaremos a este assunto nas próximas colunas.

Bons ventos


 

Coluna anterior :http://regatanews.com.br/coluna-nautica-com-capitao-moy-guilherme-sucena-circuito-de-florianopolis-2017/